Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Dia da Mulher: elas melhoram o ambiente de trabalho

Dia da Mulher: elas melhoram o ambiente de trabalho

08/03/2020

Hoje celebramos a data valorizando os benefícios conquistados com mais equidade entre homens e mulheres. Aqui elas já são quase 50%, para a sorte de todos nós

 

Somos uma consultoria de engenharia e construção sustentável, uma das áreas no mercado de trabalho que ainda conta com uma participação menor das mulheres em relação aos homens. No estado de São Paulo, as engenheiras representam 19% dos profissionais, segundo a Relação anual de informações sociais (Rais), do governo federal.

De forma geral, esse é o cenário em todo o setor da construção civil. É por isso que hoje, neste Dia Internacional da Mulher, estamos felizes por poder comemorar nossos avanços com mais equidade entre homens e mulheres. Por aqui, elas já representam quase 50% da nossa equipe multidisciplinar.

Conquistas e desafios

Nos EUA, por exemplo, a engenharia é o campo mais dominado por homens nas áreas conhecidas pela sigla STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Talvez seja a profissão mais dominada por homens nos EUA, com uma representação feminina de apenas 13%.

Quem afirma isso é a professora de Sociologia e Antropologia e também de Ciências Comportamentais e Políticas na Sloan School of Management do MIT, Susan Silbey. Há 13 anos, ela pesquisa gênero no ensino da engenharia.

No artigo “Why do so many women who study enginnering leave the field?”, ela analisa os motivos que levam as estudantes a abandonarem os estudos ou a carreira. Em números, a pesquisadora detectou que as mulheres representam 20% dos graduados em engenharia nos EUA, mas que 40% das diplomadas nunca chegam a exercer a profissão ou desistem da área em poucos anos.

“Descobrimos que as alunas se saem tão bem ou melhor que os alunos na escola – mas muitas vezes apontam para a cultura masculina hegemônica da própria engenharia como uma razão para sair”, relata a professora do MIT.

Assim, olhando para esse cenário, podemos concluir que as mulheres estão, sim, acessando mais as universidades de engenharia e áreas correlatas, mas ainda falta vencer algumas desigualdades no mercado de trabalho.

Ambiente mais saudável

Já existem pesquisas que mostram que a diversidade de gênero nas empresas traz bons resultados em termos de investimentos. Em 2019, a Stanford Graduate School of Business divulgou um estudo mostrando que as empresas que comprovam maior presença de mulheres tiveram valorização de sua marca e também de suas ações nas bolsas.

Mas, de tudo isso, estamos interessados em ressaltar, na verdade, o quanto ganhamos com um ambiente que valoriza a equidade entre homens e mulheres. Estamos falando do nosso dia a dia de trabalho em equipe.

Por aqui, há muito já percebemos que existe uma complementaridade de perfis e de características no ambiente profissional.  Para nós, que trabalhamos com múltiplas disciplinas e múltiplos saberes, essa pluralidade de visões é fundamental e sempre muita rica.

Características femininas no mercado de trabalho

Em geral, as mulheres trazem para as empresas uma visão diferente, mais resiliência e perseverança, atenção aos detalhes, sensibilidade aguçada e jogo de cintura. Elas também reforçam a ideia de empatia e de que a cooperação em equipe vale muito e deve ser cultivada.

Ainda no âmbito corporativo, as mulheres se destacam na gestão de relacionamentos interpessoais e no conceito de profissional multitarefa, que consegue mergulhar fundo em um conhecimento específico e, ao mesmo tempo, navegar com destreza por áreas periféricas, demonstrando ter sempre uma visão mais geral, holística.

Isso é algo muito importante para nós, que lidamos com diferentes disciplinas e num contexto em que a construção é algo cada vez mais complexo. São muitas as camadas de conhecimento que se misturam e precisam ser compatibilizadas.

Futuro melhor

Portanto, hoje celebramos junto com elas as muitas conquistas femininas no mercado de trabalho. Sabemos que ainda há muito caminho pela frente. Mas, sem dúvida, os passos serão sempre na direção de mais equidade, para a sorte de todos nós.