CASACOR SP reduz impactos ambientais pelo 4º ano consecutivo, com consultoria da Inovatech
27/05/2019
Mostra paulistana abre as portas amanhã (28/5) com mais passos realizados dentro do Plano CASACOR 2020, elaborado e implantado em parceria com a Inovatech para transformar o evento em referência nacional de sustentabilidade. Confira as principais ações e novidades da CASACOR SP 2019!
Desde 2015, quando a Inovatech foi contratada pela CASACOR para elaborar e implantar um plano de sustentabilidade de cinco anos para a mostra no Jockey Club (veja os detalhes neste link), os resultados têm sido surpreendentes. Ciente do tamanho do desafio, a organização do evento não poupou esforços para atingir os objetivos, fazer autoavaliações e engajar cada vez mais todos os colaboradores e também as equipes de obras e os profissionais que assinam os espaços a cada edição.
Este ano, a CASACOR já consolida uma série de ações sustentáveis que, de fato, revolucionaram o evento e, certamente, a cabeça de muitos profissionais das áreas de arquitetura, decoração e paisagismo.
Para a Inovatech, os resultados são motivo de orgulho: nossa consultoria realmente conseguiu transformar a mostra, ensinando nosso cliente a trilhar caminhos firmes em direção à sustentabilidade e a seguir em frente por conta própria e sempre com mais autonomia.
Principais novidades de 2019
A seguir, selecionamos algumas das mais impactantes ações de sustentabilidade da CASACOR SP, que comprovam o mérito do evento em transformar o discurso verde em prática efetiva, sistêmica e rotineira.
1- Mais construções secas
Seguindo a orientação para reduzir o desperdício de materiais e a geração de resíduos e, ainda, aumentar a produtividade das obras, CASACOR SP terá em 2019 um número considerável de construções secas. Isso é resultado de um trabalho educacional realizado pela organização do evento junto aos profissionais expositores, que têm se mostrado cada vez mais engajados.
2- Em busca da ISO 14001
2019 consolida as ações da Inovatech para a conquista da certificação ambiental ISO 14001. Com os resultados já alcançados por CASACOR, estamos agora estruturando e implantando os processos para a certificação, que deve ocorrer até 2020.
3- Menos consumo de água
Desde 2017, CASACOR SP adota uma série de medidas para minimizar o consumo de água. De lá para cá, a cada edição os números e as ações se intensificam. Destacamos aqui o aproveitamento de água de chuva e o rigoroso monitoramento de consumos que, juntos, permitiram a economia de água suficiente para suprir as necessidades de 2200 pessoas em um dia.
4- Menos consumo de papel
Este ano e pela primeira vez, CASACOR SP vai abolir os mapas impressos da mostra. Os visitantes poderão acessá-los pelo celular. A ação é o ápice das medidas iniciadas em 2017, quando os mapas tiveram o tamanho e a gramatura do papel reduzidos, e em 2018, quando o evento testou mapas retornáveis.
Ao todo, as medidas economizaram uma quantidade de papel equivalente a cerca de 200 mil folhas de sulfite A4. Enfileiradas, essas folhas traçariam uma rota do centro de São Paulo até Mogi das Cruzes, a mais de 60 km da capital.
5- Menos emissões de carbono
Para minimizar as emissões de carbono, a CASACOR SP adota diversas medidas, como a reciclagem dos resíduos produzidos no período do evento e também na montagem e desmontagem da mostra.
Além disso, CASACOR realiza a compostagem dos resíduos orgânicos, ações para minimizar o consumo de energia (como uso de LEDs) e desconto para os visitantes bikers, que chegam à mostra de bicicleta. Em 2018, a redução das emissões com essas medidas foi equivalente à emissão de carbono de uma pessoa durante 22 anos.
6- Rigorosa gestão de resíduos
Este ano, os espaços de separação e triagem dos resíduos são parte do roteiro da mostra e poderão ser visitados pelo público que quiser conhecer como tudo funciona. Ponto fundamental para um evento mais sustentável, a gestão dos resíduos produzidos na CASACOR já passou por uma revolução. Desde 2016, seguindo as orientações da Inovatech, a CASACOR centraliza a gestão dos resíduos das obras e também todos os resíduos produzidos ao longo do evento.
Em parceria com a Polzer Ambiental, a CASACOR SP hoje desvia dos aterros sanitários 99% dos resíduos! Todos os materiais são reinseridos na economia, gerando renda e emprego em toda a cadeia.
Entulho e restos de madeira voltam para a construção civil na forma de agregados para a fabricação de produtos, e resíduos de gesso são destinados à indústria cimentícia. Os recicláveis são separados para cooperativas de catadores e os orgânicos, transformados em adubo através da compostagem acelerada. Materiais de construção em bom estado são doados a ONGs, escolas públicas, parques, entre outras instituições.
Quer saber mais? Clique aqui e conheça outros detalhes sobre o Plano CASACOR 2020, criado pela Inovatech.
Sua empresa precisa aprimorar as ações de sustentabilidade? Fale com a gente!
(Foto: divulgação / Jardim de Pandora, de Felipe Alalou, CCSP 2019)