CASACOR SP 2019: confira os resultados das ações de sustentabilidade
21/11/2019
Parceria entre a CASACOR e a Inovatech segue firme no cumprimento das metas e já se prepara para, em 2020, realizar a compensação do inventário de emissões de CO2 e conquistar a certificação ISO 14001
Como parte do Plano CASACOR 2020, implantado em conjunto com a Inovatech, a CASACOR SP 2019 realizou uma série de medidas para reduzir os consumos de água, energia e papel e a geração de resíduos ao longo de todo o período do evento (montagem, mostra e desmontagem pós-evento).
Desde 2016, primeiro ano do plano que definiu uma estratégia de sustentabilidade para a CASACOR, a parceria tem rendido resultados significativos e conquistado o engajamento dos profissionais que participam da mostra.
No início de novembro, a Inovatech e a CASACOR se reuniram para fazer um balanço das ações de sustentabilidade. Os principais resultados da CASACOR SP 2019 você conhece a seguir:
Consumo de água
- Medição setorizada periódica e análise crítica dos consumos;
- Instalação de novas tubulações hidráulicas, de modo a evitar eventuais vazamentos em tubulações antigas (pré-existentes do Jockey);
- Incentivo ao uso de construções com paredes secas (drywall ou similar) nos espaços montados para o evento, em vez de alvenarias convencionais, entre outras ações.
Resultados:
- A redução superou a meta estipulada para o consumo de água em 2019 em cerca de 14% e representou uma economia de mais de 600 mil litros de água;
- Se compararmos a 2018, a redução foi ainda maior: mais de 820 mil litros de água (o suficiente para abastecer uma cidade de 5.400 habitantes por um dia), gerando uma economia na conta de cerca de R$ 31 mil.
Consumo de energia
- Substituição de refletores antigos por lâmpadas LED associadas a sensor fotoelétrico nas áreas comuns, entre outras ações.
Resultados:
- Redução de aproximadamente 3.270 kWh em relação a 2018, o que equivale a uma economia de cerca de R$ 1.950,00.
Geração de resíduos
- Uso de paredes secas, que geram menos entulho que as alvenarias convencionais;
- Campanhas de doação de resíduos reaproveitáveis;
- Incentivo à substituição de materiais descartáveis nas áreas de alimentação de evento por reutilizáveis;
- Implantação de uma Central de Valorização de Resíduos dentro do evento.
Resultados:
- A geração total de resíduos (entulho, madeira, gesso, orgânicos e recicláveis) foi cerca de 30% menor do que em 2018;
- Do total de resíduos gerados, mais de 66 toneladas foram doadas para fins de reutilização.
Consumo de papel
- Substituição de grande parte dos materiais impressos de divulgação e marketing por materiais digitais.
Resultados:
- Redução de 70% de impressões de ingressos cortesia;
- Os ingressos digitais triplicaram em relação a 2018, atingindo 30% do total de ingressos ao público este ano, contra 10% no ano passado;
- Zeramos a impressão de mapas da mostra (hoje são 100% digitais).
Inventário de emissões
- Elaboração de inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE), através da ferramenta GHG Protocol, com maior escopo e nível de aprofundamento que em 2018.
Resultados:
- Futura compensação das emissões de GEE.
Próximos passos
Ano que vem será o quinto e último do Plano de Sustentabilidade da CASACOR, implantado em parceria com a Inovatech. Como resultado do grande conjunto de ações realizadas no período de 2016 a 2020, a expectativa é que a mostra esteja preparada para conquistar a certificação de Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001.