Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

BIM: softwares de verificação de conformidade

BIM: quais os melhores softwares de verificação de conformidade e como usá-los?

17/09/2019

Uma boa escolha de ferramenta depende de clareza em relação aos objetivos da empresa e estruturação adequada dos itens a serem verificados automaticamente

 

Por Willian Konishi*

Atualmente, existem no mercado diversos softwares para verificação de conformidade. Entre eles, podemos mencionar aqui os seguintes: Navisworks, Revit, Solibri, Tekla Structures, entre outros. Alguns desses softwares são específicos para certas disciplinas. Este é o caso do Tekla, utilizado tanto para modelagem quanto para verificação de itens relacionados aos projetos de estruturas.

Diferentemente, outras ferramentas permitem uma verificação mais ampla, como o Solibri, que traz regras predefinidas (como verificação da acessibilidade) e também a possibilidade de programar novas regras de verificação.

Agora vem a pergunta: dentro das opções disponíveis, que ferramenta de verificação devemos utilizar?

BIM e verificação de conformidade: definição dos objetivos

Para que a ferramenta escolhida tenha o retorno esperado, é fundamental que no início dos trabalhos as empresas tenham clareza em relação aos objetivos com a adoção das ferramentas BIM. Por exemplo:

  • Redução de X reais de homem-hora e redução de Y% dos erros no levantamento de quantitativos;
  • Redução de X% das incompatibilidades de projeto;
  • Verificação do atendimento dos requisitos da NBR 9050 e da NBR 15.575, para redução em X% de horas gastas para verificações de projeto e mitigação dos riscos de não atendimento à norma.

Softwares de verificação de conformidade: mapeamento dos processos

Após a definição dos objetivos, inicia-se o mapeamento dos processos da construtora ou incorporadora, para definir os itens que terão sua verificação automatizada. Aqui é importante salientar que, em diversos casos, vão aparecer pontos específicos e exceções que, por impulso, as pessoas irão querer incorporar nas ferramentas.

Entretanto, para que a ferramenta de verificação seja efetiva, é importante sempre avaliar se a programação ou os processos de modelagem exigidos não serão mais trabalhosos do que manter a verificação da forma como já é realizada na empresa.

BIM para checar conformidade: estruturação da modelagem

Após a definição dos itens inicia-se a estruturação da modelagem, na qual definimos:

  • Parâmetros a serem inseridos;
  • Padronização das formas de modelagem;
  • Regras a serem criadas;
  • Momento da verificação.

Mais produtividade com verificações automatizadas

Um exemplo que podemos dar é a avaliação do coeficiente de atrito dos pisos na NBR 15575. Pela norma, em ambientes com risco de escorregamento, o coeficiente de atrito dos pisos utilizados deve ser maior ou igual a 0,4.

Assim, para que seja possível realizar essa verificação é necessário incluir o parâmetro coeficiente de atrito na minha biblioteca de pisos. Feito isso no processo de modelagem, deveremos definir e identificar os ambientes com risco de escorregamento e o piso aplicado em cada ambiente. Assim, a ferramenta de verificação poderá cruzar o ambiente com o piso e verificar o atendimento à norma.

Neste exemplo, uma vez criada a regra, conseguimos apertar apenas um botão para que seja realizada a verificação no modelo. O melhor é que isso pode acontecer com todos os projetos que forem criados a partir de então. Agora imagine que em um mesmo projeto as diversas regras estivessem incorporadas:

  • Quanto tempo ganharíamos ao reduzir as verificações mecânicas?
  • Qual o risco mitigado ao realizarmos as verificações de forma sistemática ao longo de todo o processo?

Nós da Inovatech Engenharia acreditamos que as ferramentas de verificação, assim como todo o BIM, são meios muito eficientes de melhorar a produtividade e a qualidade da construção civil. Só é preciso saber usá-las de maneira adequada à sua empresa.

 

*Willian Konishi é sócio e responsável pela área de Gestão de Processos e Plataformas Digitais na Inovatech Engenharia.