Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

BIM na gestão de projetos: soluções da Casa24h na sua empresa

BIM na gestão de projetos: soluções da Casa24h aplicadas na sua empresa

21/05/2019

Já pensou como seria contratar serviços de coordenação de projetos e ganhar um modelo BIM já compatibilizado com a NBR 15575 e certificações de sustentabilidade? Confira os detalhes!  

 

Montar uma casa em apenas 24 horas ao vivo durante a maior feira de construção da América Latina não foi uma tarefa fácil. Porém, muitas das dificuldades que a Inovatech teve para montar a Casa24h na Feicon Batimat 2019 são as mesmas que o mercado enfrenta na construção de edifícios. A seguir, selecionamos alguns dos desafios mais comuns, para mostrar a você o potencial de transformação que o BIM na gestão dos projetos oferece e como nós podemos ajudar a implantar na sua empresa:

1- Otimizar transporte, carga e descarga de materiais e equipamentos

Assim como nos grandes centros urbanos, tínhamos grandes restrições de horários para carregar e descarregar a Casa24h. Portanto, as decisões relacionadas ao transporte foram tomadas com meses de antecedência. Isso interferiu inclusive no projeto arquitetônico da Casa24h.

2- Gestão logística de canteiro com severas restrições

Lá no pavilhão do evento, as restrições foram muitas: altura do teto do pavilhão, pessoas circulando em volta, disposição de materiais para utilização com menor quantidade de homens hora etc. Assim, as decisões passaram por definir os elementos construtivos que deveriam ser montados no chão e içados e os que seriam levados à obra já pré-montados, com a garantia de não haver erro de medidas, como foi o caso da marcenaria.

No mercado imobiliário os canteiros de obras estão cada vez menores e com menos gente. Portanto, um bom planejamento de canteiro gera grandes economias, além de permitir executar obras de um jeito diferente.

3- Compatibilizar todas as disciplinas de projeto antes do início da obra

No nosso caso, tínhamos dois agravantes para compatibilizar tudo de maneira preventiva: a estrutura pré-fabricada de concreto aparente e o prazo muito reduzido de obra, que, definitivamente, não permitiam qualquer acerto em campo.

Já nos canteiros de obras do mercado imobiliário, as restrições não são tão graves. Porém, quando se fala de inúmeras unidades habitacionais, um erro de compatibilização em uma unidade pode colocar todo o projeto a perder. Estudos acadêmicos comprovam que cada clash detectado em projeto significa uma economia de R$ 1.500 na obra.

Portanto, se um edifício com 80 unidades habitacionais tiver um problema de compatibilização de hidráulica com estrutura, a resolução em obra gera uma despesa adicional de cerca de R$ 120.000, incluindo custos diretos, indiretos e custos de capital decorrentes do atraso.

4- Integração de disciplinas para garantir atendimento à NBR 15575, Selo Azul da Caixa e Análise de Ciclo de Vida, a um custo competitivo

A gestão de todos esses parâmetros é de alta complexidade. Foram muitas as variáveis inter-relacionadas que poderiam comprometer o resultado final da Casa24h. Além disso, não havia margem de negociação para atrasar um ou dois dias o início da montagem.

No mercado imobiliário até existe uma pequena margem para postergar lançamentos e início de obras. Porém, tudo isso custa muito dinheiro e decisões que se arrastam por semanas ou até meses impactam em cheio a rentabilidade dos empreendimentos.

Como podemos fazer mais pelo seu negócio?

Voce se identificou com uma das dores descritas acima? Então, venha conversar com a gente e descubra como a implantação do BIM como ferramenta interna na Inovatech nos possibilitou atingir ótimos resultados na Casa24h.

Sua empresa pode contar com a nossa experiência e ferramental tecnológico para gestão de projetos de maneira integrada com o BIM, com entregas em prazos mais curtos, 100% compatibilizados com Norma de Desempenho, Selo Azul da Caixa, Emissões de CO2 e legislação.

Além disso, podemos ajudar você a planejar sua obra com o BIM 4D, importante ferramenta para garantir precisão de orçamento e segurança na hora de assumir o prazo de entrega com seus clientes.