Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Aniversário da Inovatech: 14 anos de caminhada (velinha acesa na mão de uma pessoa)

Aniversário da Inovatech: 14 anos de caminhada

07/12/2019

Luiz Henrique Ferreira, CEO e fundador da Inovatech, faz um balanço dos aprendizados desde a criação da empresa e conta um pouco sobre as expectativas para os próximos anos

 

Por Luiz Henrique Ferreira

É interessante aproveitar essas datas para relembrar alguns eventos marcantes e que mostram o quanto já conquistamos coisas boas nesse trajeto de 14 anos. Eu comecei a Inovatech em 2005 como uma construtora especializada em reformas de alto padrão, já com foco de fazer construções mais eficientes e com impacto ambiental menor.

A empresa funcionava na sobreloja da agência de turismo da minha mãe. Como muitos empreendedores brasileiros, eu também comecei “do zero”. Basicamente, uma sobreloja emprestada, com mobiliário usado comprado numa loja embaixo do Minhocão e um notebook que eu já tinha.

Essas histórias de empreendedores super-heróis, que só deram certo, são contadas de maneira parcial. Minha história teve erros, sim, mas muito mais acertos e também uma agilidade grande para corrigir a rota quando necessário.

Tive muitos sócios e, com o tempo, aprendi que a escolha de sócios com momentos de vida e valores semelhantes é decisiva para que a sociedade seja duradoura.

Empreendedorismo

Nessa caminhada, tive a construtora, depois veio a consultoria que existe até hoje. Tive ainda uma sociedade com uma empresa colombiana na área de créditos de carbono e mudanças climáticas. Tempos depois, lancei a iniciativa Casa AQUA (de ser um portal de disseminação de conhecimento em construção sustentável) e, mais recentemente, a Casa24h, com foco em produtividade e transformação do setor.

Um dos pontos principais foi a certificação AQUA, na qual acreditamos desde o começo, quando muita gente ainda não botava fé nesses selos. E hoje, graças ao trabalho de nossa equipe, somos líderes de mercado nesta que é uma das principais certificações de construção sustentável do Brasil.

Tivemos também diversos cases emblemáticos ao longo dessa história, como a parceria com a Leroy Merlin e a Even, e tantas outras certificações de edifícios icônicos no país.

Maturidade

Quando me dou conta, estou aqui escrevendo e já se passaram 14 anos desde aquele início na sobreloja. A partir de 2016, em especial, percebo que a empresa atingiu a maturidade e que, mesmo com toda a crise, conseguimos nos manter firmes. De certa forma, ela até ajudou a me fortalecer muito como empreendedor.

Muitas empresas acabaram se desvirtuando de seus princípios e valores com o pretexto ou tentativa de sobreviver à crise – e acabaram saindo do mercado ou perdendo espaço para quem manteve seus princípios. Não fizemos esse caminho. Ao contrário, mantivemos o foco e os valores, e me cerquei sempre de gente muito boa.

Nos últimos anos, dediquei boa parte da minha energia na formação de gente muito boa. Acredito que o empresário que se cerca de pessoas complementares a ele e até melhores do que ele tem mais chances de ter sucesso.

Hoje a informação está muito disponível, o jeito de fazer está todo aí para o mercado ver. O que muda e faz o diferencial da empresa são as pessoas, é o DNA da empresa, é como a gente consegue perceber e antever as necessidades dos clientes e gerar resultados que só uma equipe muito afinada e sintonizada consegue obter.

Sonho de equipe

Estamos sempre olhando pra frente e, nos próximos cinco anos, deveremos passar por uma grande expansão, na qual nosso partnership e o investimento que fizemos em pessoas vão fazer toda a diferença.

Hoje o sonho da Inovatech não é mais só meu. E isso torna tudo mais forte, com mais propósito. Quando se tem pessoas trabalhando com o mesmo propósito é impressionante o que a gente consegue fazer!

Temos planos ambiciosos para os próximos anos e, no fundo, a certeza de que conseguiremos realizá-los – como foi o caso da Casa24h, que é um projeto extremamente complexo e que deu muito certo graças às pessoas.

O futuro é agora

Vejo a Inovatech hoje como uma menina de 14 anos que já tem sua autonomia, já sabe o que quer da vida, é questionadora. Muitas vezes, sou questionado pela minha equipe, que já tem uma formação, um caráter próprio, tem vida própria.

Acho que esse é o papel de um líder, de um empreendedor. É como um pai, que consolida os valores mais profundos e os principais pilares de personalidade dos filhos. Mas, a partir de determinado momento tem esse papel de não restringir, não travar.

Isso é muito o que vivo hoje aqui na empresa. Meu papel é muito mais de dar suporte cada vez mais ao crescimento da empresa, mantendo a liderança, sim, mas sem sufocar seu desenvolvimento, mantendo-a como um organismo vivo.

Tenho muito claro na minha cabeça hoje que a Inovatech já é muito maior do que eu e meu sonho inicial. O potencial e a capacidade de entrega que nós temos já extrapolou muito aquela consultoria de 8 ou 10 anos atrás, quando a equipe era eu e vários estagiários…

Não estou mais sozinho nas decisões. Minha posição atual é mais estratégica, de antever tendências do mercado e compartilhar essas informações com os sócios e colaboradores, para que toda a equipe possa discutir, avaliar e decidir. É assim que vamos continuar trabalhando para tornar o mercado da construção cada vez melhor.

Hoje quero agradecer a todos que já são parte dessa história e que celebram esta data comigo. E que venham os próximos 14 anos! Obrigado!