Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

Dia do Empreendedor: mãos unidas segurando luzes de led remetem à alguém criativo e com iniciativa.

5 de Outubro – Dia do Empreendedor

05/10/2019

A data de hoje é especial para nosso CEO e fundador, Luiz Henrique Ferreira, que começou a empreender aos 25 anos, quando fundou a Inovatech. Ele comentou o assunto e resolvemos compartilhar, para celebrar a data

 

Por Luiz Henrique Ferreira

Para mim, o empreendedor tem uma função muito importante, que vai além de gerar empregos. Ele é o cara que se dispõe a resolver problemas da sociedade e toma a iniciativa para isso. Isso sempre foi o mote da minha caminhada na Inovatech.

Às vezes, as pessoas confundem o empreendedor com o empresário. Sem dúvida, o empresário é um tipo de empreendedor, mas nem todo empreendedor é exatamente um empresário. Temos na Inovatech hoje sócios e estagiários que são muito empreendedores, porque estão sempre dispostos a aprender, a correr atrás, sempre com o foco em resolver os problemas dos clientes. Esse espírito faz parte da cultura da empresa, como uma espécie de marca registrada.

Neste dia do empreendedor, eu queria deixar aqui uma mensagem: para empreender, você não precisa necessariamente ter dinheiro, ou ser rico ou ser quase um super-herói. O mais importante é ter a capacidade de identificar os problemas que as pessoas enfrentam, encontrar caminhos, ter persistência e, principalmente, não ter medo de errar.

É preciso coragem e persistência para empreender

É claro que essa história de não ter medo de errar não pode ser confundida com imprudência ou inconsequência.  Mas é que o empreendedor é aquele que entende que o erro vai fazer parte do processo e vai fortalecê-lo, vai gerar repertório para ele não errar nas próximas oportunidades.

Aquele papo de o “empreendedor que nunca erra” ou “que sempre deu certo” é mentira. Eu diria que o empreendedor é aquele que consegue rapidamente aprender com seus erros, está sempre aprendendo e buscando acertar, tem perseverança e uma certa inquietude, porque quer fazer cada vez melhor.

É isso. Em resumo, temos CEOs empreendedores, mas temos também executivos que são empreendedores, estagiários empreendedores, donas de casa empreendedoras. Então, hoje deixo aqui os meus parabéns a todo mundo que tem essa disposição e vontade de resolver os desafios da nossa sociedade, com coragem e sem medo de errar. Seguimos em frente!