Blog

Espaço para você acessar nossas novidades e notícias relevantes para o setor

17 de julho, dia da proteção das florestas: 2 séries para você assistir

17 de Julho, Dia da Proteção das Florestas

17/07/2019

Selecionamos duas séries sobre o tema para você aproveitar o friozinho e assistir. Mais do que isso: essas produções recentes são um convite à ação. Precisamos proteger as florestas para conter o aquecimento global – ou, em breve, não haverá mais dias frios para curtir no sofá  

 

A Inovatech é feita de pessoas que, de fato, carregam uma preocupação real com o meio ambiente. Não é fazer discurso. É agir de verdade. Trabalhamos para promover uma construção cada vez mais sustentável no Brasil, mas sabemos que as transformações precisam ir além do setor.

Nossas florestas tropicais estão desaparecendo

  • A Amazônia já perdeu quase 20% da sua cobertura, segundo dados do WWF;
  • Excluindo a Amazônia, que abriga apenas 10% da produção agrícola do país, menos de 5% do nosso território é protegido;
  • Em todo o planeta, perdemos 60% dos animais vertebrados em menos de 40 anos

Esses números não podem ser desprezados!

Florestas protegidas!

Sabemos que as mudanças climáticas têm relação direta com o avanço do desmatamento. Além disso, as consequências do aumento das temperaturas médias do planeta são desastrosas para a humanidade – e já estão em curso.

As florestas em pé são muito mais importantes para a saúde e a sobrevivência da humanidade. E é também a saúde de toda a economia global que está em jogo. Não parece pouco. Não é pouco!

Atitudes que protegem as florestas

Diante disso tudo, o que você e cada um de nós pode fazer para ajudar a proteger as florestas? Alguns dos maiores impactos ambientais acontecem nos pequenos atos da nossa rotina. Por isso, é urgente adotarmos hábitos mais sustentáveis. Consumir com mais consciência é uma das principais ações que podemos ter. E só depende das nossas escolhas:

  • Recusar produtos plásticos descartáveis, como canudos, copos e sacolas;
  • Trocar o carro pela bike em deslocamentos mais curtos;
  • Preferir os produtos feitos com matéria-prima reciclada;
  • Consumir apenas madeira de origem certificada;
  • Dizer não a itens que geram grandes impactos socioambientais;
  • Escolher marcas que têm compromisso real com a sustentabilidade (da pasta de dente às roupas; do café (sem cápsulas descartáveis) ao chocolate que você consome;
  • Preferir alimentos produzidos a partir de práticas agrícolas que não gerem desmatamento.

Esqueça a ideia de ecochato. Todos somos responsáveis. Hoje e sempre!

Para inspirar 

Selecionamos duas produções de peso para você assistir quando puder:

Nosso Planeta (Netflix.com/OurPlanet), uma série de documentários produzidos pelo criador do Planet Earth, Silverback Films e em colaboração com o WWF. São oito episódios, um deles dedicado às florestas.

Fatos Florestais (https://www.youtube.com/watch?v=rM4SktDid2Q), um vídeo de 14 minutos em formato de conversa entre o engenheiro florestal Tasso Azevedo, do Observatório do Clima (OC), e a atriz Camila Pitanga. O filme é resultado de uma parceria entre o OC, a Produtora Imaginária e o cineasta Fernando Meirelles, da O2 Filmes.

Saiba mais

Quer saber como a Inovatech trabalha para tornar as construções mais confortáveis, eficientes e com o menor impacto ambiental possível? Visite nossa página de serviços!