Simulação Térmica e Lumínica

+ de 300 simulações de desempenho térmico e lumínico já realizadas

+ de 180 empreendimentos assessorados

Simulação

O que fazemos

  • Simulações para atendimento à Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575), avaliando:
    • Desempenho térmico;
    • Desempenho de iluminação natural;
    • Desempenho de iluminação artificial;
  • Estudo de adequação do projeto, com análise de dezenas de cenários para minimizar retrabalhos e impactos no orçamento do projeto;
  • Simulações replicáveis para projetos carimbo do padrão Minha Casa Minha Vida;
  • Diagnóstico das demais disciplinas do empreendimento para permitir o atendimento completo à Norma de Desempenho (Saiba Mais);
  • Medições e ensaios de acústica e iluminação natural nos parâmetros da NBR 15575 (Saiba Mais).
  • Simulações para atendimento a requisitos das certificações LEED, AQUA-HQE e PROCEL Edifica (Saiba Mais)

Desde julho de 2013, todos os empreendimentos residenciais executados no país precisam atender à Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575). Essa norma estabelece parâmetros mínimos de performance para a edificação, abrangendo desde segurança estrutural até conforto ambiental do usuário.

Faz parte dos requisitos da norma o atendimento a níveis mínimos definidos para conforto térmico e conforto lumínico nos edifícios. Para isso, são definidas metodologias de simulação térmica e lumínica da performance, para ajustar aspectos da construção ainda no projeto.

Desempenho térmico na NBR 15575

O atendimento aos requisitos de conforto térmico da NBR 15.575 pode ser atestado de duas formas:

  • Método prescritivo: recomendado para empreendimentos que possuem fachada em alvenaria com revestimentos claros. Consiste em um cálculo de térmica simplificado que considera apenas os materiais de fachada e cobertura e suas cores.
  • Método de simulação térmica: recomendado para empreendimentos que querem utilizar cores mais escuras na fachada. Nas simulações o edifício é modelado em função da sua geometria, implantação e sistemas construtivos. Através de softwares como EnergyPlus, as temperaturas internas do edifício são calculadas e comparadas com os requisitos mínimos da norma.

Estudos mais completos como uma simulação térmica ainda podem ajudar o empreendedor a entender o impacto dos materiais utilizados na envoltória do edifício e estudar alternativas para melhorar o conforto dos futuros moradores e a eficiência energética do empreendimento (Saiba Mais).

Desempenho lumínico na NBR 15575

A norma de desempenho estabelece ainda níveis mínimos de conforto de iluminação natural e artificial dentro das edificações habitacionais, que devem ser avaliados em projeto e ao final da obra.

Iluminação Natural – Simulações e ensaios

Durante a elaboração dos projetos, o atendimento aos requisitos de iluminação natural requer estudos através de simulação computacional e cálculos geométricos. Assim, o empreendimento e seu entorno são modelados e estudados em função das suas disposições geométricas e cores de revestimento.

Através da simulação de iluminação natural é possível tomar decisões que irão impactar diretamente no conforto do morador e no orçamento da obra, e balancear esses dois fatores. Empreendimentos implantados em terrenos muito obstruídos pela vizinhança também se beneficiam desse estudo no dimensionamento de caixilhos, alocação do paisagismo e definição da implantação do edifício.

Além das simulações, a ABNT NBR 15.575 ainda tem como requisito obrigatório a mensuração do desempenho lumínico natural em um ensaio in loco, realizado no período final de construção do empreendimento (Saiba Mais).

Iluminação Artificial – Simulações e ensaios

Para atendimento aos requisitos de desempenho lumínico artificial, o cliente pode escolher entre dois métodos:

  • Simulação lumínica na fase de projeto, verificando se os projetos de luminotécnica atendem aos parâmetros das normas ABNT NBR 8995 e ABNT NBR 10898;
  • Medição in loco na fase final de obras;

Metodologia de simulação

Em nossa atuação, percebemos as dificuldades dos profissionais em trazer a norma técnica para o dia a dia das empresas. Em outras palavras, o grande desafio está em superar as questões técnicas com a adoção de metodologias mais precisas que, eventualmente, podem ser até superiores às exigidas pela norma.

Na nossa visão, as soluções para nossos clientes não podem ser baseadas somente em estudos acadêmicos, e sim na combinação do conhecimento acadêmico com as práticas do mercado.

Nossa metodologia é baseada em três pilares:

  • Serviços personalizados e focados nos negócios de cada cliente;
  • Base técnica consolidada e retroalimentada por monitoramento de edifícios construídos e experiência acumulada;
  • Foco em resultados concretos que reduzam investimentos e aumentem a rentabilidade.

Maximização do desempenho ambiental através de simulações

Além de atender à Norma de Desempenho, nossa consultoria visa maximizar o desempenho ambiental de um empreendimento: enfatizamos no conforto ambiental, eficiência energética, economia de recursos naturais, cortes de custos e outras melhorias ligadas à performance dos edifícios e seus impactos para o entorno, o meio ambiente e a sociedade.

Realizamos simulações que ajudam o empreendedor e os projetistas a tomarem decisões de forma preventiva. Assim evitamos gastos com futuras medidas corretivas, garantimos melhores resultados e reduzimos custos operacionais.


< Voltar para Atuação