Faz parte dos requisitos da norma ABNT NBR 15575 o atendimento a níveis mínimos definidos para conforto térmico e conforto lumínico nos edifícios. Para isso, são definidas metodologias de simulação térmica e lumínica da performance, para ajustar aspectos da construção ainda no projeto.
Serviços

Desempenho
Térmico
Térmico
Através de softwares como EnergyPlus, as temperaturas internas do edifício são calculadas e comparadas com os requisitos mínimos da ABNT NBR 15575.

Desempenho de iluminação natural e artificial
Para o requisito de iluminação são feitos estudos através de simulação computacional e cálculos geométricos durante a fase de projeto.
Ensaio de iluminação natural em obra
Ao final da obra, são feitos ensaios para avaliar o FLD (Fator de Luz Diurna) do edifício, item obrigatório para o atendimento da ABNT NBR 15575.
Desempenho térmico na NBR 15575
Estudos mais completos como uma simulação térmica ainda podem ajudar o empreendedor a entender o impacto dos materiais utilizados na envoltória do edifício e estudar alternativas para melhorar o conforto dos futuros moradores e a eficiência energética do empreendimento (Saiba Mais).
Desempenho lumínico na NBR 15575
A norma de desempenho estabelece ainda níveis mínimos de conforto de iluminação natural e artificial dentro das edificações habitacionais, que devem ser avaliados em projeto e ao final da obra.
Iluminação Natural – Simulações e ensaios
Durante a elaboração dos projetos, o atendimento aos requisitos de iluminação natural requer estudos através de simulação computacional e cálculos geométricos. Assim, o empreendimento e seu entorno são modelados e estudados em função das suas disposições geométricas e cores de revestimento.
Através da simulação de iluminação natural é possível tomar decisões que irão impactar diretamente no conforto do morador e no orçamento da obra, e balancear esses dois fatores. Empreendimentos implantados em terrenos muito obstruídos pela vizinhança também se beneficiam desse estudo no dimensionamento de caixilhos, alocação do paisagismo e definição da implantação do edifício.
Além das simulações, a ABNT NBR 15.575 ainda tem como requisito obrigatório a mensuração do desempenho lumínico natural em um ensaio in loco, realizado no período final de construção do empreendimento (Saiba Mais).
Iluminação Artificial – Simulações e ensaios
Para atendimento aos requisitos de desempenho lumínico artificial, o cliente pode escolher entre dois métodos:
- Simulação lumínica na fase de projeto, verificando se os projetos de luminotécnica atendem aos parâmetros das normas ABNT NBR 8995 e ABNT NBR 10898;
- Medição in loco na fase final de obras; Saiba Mais
Maximização do desempenho ambiental através de simulações
Além de atender à Norma de Desempenho, nossa consultoria visa maximizar o desempenho ambiental de um empreendimento: enfatizamos no conforto ambiental, eficiência energética, economia de recursos naturais, cortes de custos e outras melhorias ligadas à performance dos edifícios e seus impactos para o entorno, o meio ambiente e a sociedade.
Realizamos simulações que ajudam o empreendedor e os projetistas a tomarem decisões de forma preventiva. Assim evitamos gastos com futuras medidas corretivas, garantimos melhores resultados e reduzimos custos operacionais.
Inovatech, a escolhida da Even para as simulações de desempenho térmico e lumínico
Mais de 48 empreendimentos já foram simulados para garantir tranquilidade à empresa em relação ao atendimento dos requisitos estabelecidos para o desempenho térmico e lumínico de seus produtos.
Nossos clientes também contratam
Ensaio de Acústica e Iluminação NBR 15575
Medições de acústica e iluminação realizadas em obra com alta tecnologia para verificação e atendimento da Norma de Desempenho NBR15575.
Consultoria Acústica
Conforto acústico para Norma de Desempenho NBR15575 que abrange desde a fase de viabilidade do empreendimento até o final da obra.
Atendimento completo à Norma de Desempenho
Consultoria para o atendimento sistêmico da NBR 15575, focando em performance como resultado de boa gestão e eficiência.
Metodologia de simulação
Em nossa atuação, percebemos as dificuldades dos profissionais em trazer a norma técnica para o dia a dia das empresas. Em outras palavras, o grande desafio está em superar as questões técnicas com a adoção de metodologias mais precisas que, eventualmente, podem ser até superiores às exigidas pela norma.
Na nossa visão, as soluções para nossos clientes não podem ser baseadas somente em estudos acadêmicos, e sim na combinação do conhecimento acadêmico com as práticas do mercado.
Nossa metodologia é baseada em três pilares:
- Serviços personalizados e focados nos negócios de cada cliente;
- Base técnica consolidada e retroalimentada por monitoramento de edifícios construídos e experiência acumulada;
- Foco em resultados concretos que reduzam investimentos e aumentem a rentabilidade.