Ensaio de Acústica e iluminação

+ de 200 edifícios já receberam nossa consultoria para atendimento da Norma de Desempenho (NBR 15575)

Medição de Acústica e Iluminação

O que fazemos

  • Classificação acústica do entorno de empreendimentos;
  • Medição de acústica para norma de desempenho.
  • Medição de iluminação para norma de desempenho.
  • Diagnóstico das demais disciplinas do empreendimento para permitir o atendimento completo à Norma de Desempenho (Saiba Mais);
  • Simulações para atendimento dos demais requisitos da NBR 15575 (Saiba Mais).

Norma de Desempenho

A partir da entrada em vigor da Norma de Desempenho, em julho de 2013, todos os empreendimentos residenciais aprovados no Brasil passaram a ter por obrigação o atendimento a um conjunto de parâmetros mínimos de performance para os diferentes sistemas que compõem uma construção, abrangendo desde a segurança estrutural até o conforto ambiental do usuário.

Ainda que os critérios de desempenho tenham um caminho a percorrer antes de serem boas métricas de conforto, eles já incentivam projetistas e incorporadoras a pensarem com um pouco mais de cuidado sobre decisões que impactarão diretamente o bem-estar dos ocupantes.

Faz parte dos requisitos da NBR 15575 o atendimento a níveis mínimos definidos para o conforto acústico e lumínico dos edifícios. Para isso, a norma sugere metodologias de medição da performance, a fim de checar se a construção, na fase final da obra, realmente atende aos critérios da norma de desempenho.

Mais tecnologia e precisão

Essa tarefa de monitoramento exige tecnologia inovadora e equipe qualificada para realizar o tratamento de dados complexos e, ainda, propor soluções nos casos em que existe a necessidade de alguma intervenção corretiva.

Investimos muito nessa área, com pesquisas de equipamentos de última geração, para ajudar nossos clientes a obterem os melhores resultados. Utilizamos ferramentas de alta precisão e realizamos um monitoramento prolongado, que possibilita avaliar com mais segurança cada aspecto exigido pela NBR 15.575, especialmente em relação à medição de ruídos (acústica) e iluminação natural.

Nova proposta de consultoria

Outra vantagem que oferecemos é o fato de não nos restringirmos a melhorar a performance unicamente para atender à Norma de Desempenho. Nosso trabalho está focado também nas oportunidades de aprimorar a performance do empreendimento visando economias com materiais (como caixilhos e revestimentos, por exemplo).

Com experiência na avaliação do desempenho térmico e lumínico de mais de 200 edifícios, estudamos a fundo os principais desafios encontrados pelo mercado para medir o desempenho acústico e lumínico dos empreendimentos.

Assim, enxergamos novas abordagens de trabalho que podem trazer soluções para alguns dos problemas encontrados pelas incorporadoras. Mantendo nosso foco permanente em inovação e excelência técnica, estruturamos um novo formato de consultoria de desempenho acústico.

Nosso objetivo é traduzir as dificuldades para nossos clientes, produzindo soluções que garantam segurança aos empreendedores em relação ao atendimento das normas técnicas e também a minimização de reclamações futuras.


< Voltar para Atuação