Certificações

+ de 160 empreendimentos certificados, de dezenas de clientes

+ de 5.700.000 m² certificados com nossa consultoria

“Um dos paradigmas rompidos com a Inovatech é a máxima de que um edifício sustentável é mais caro. A Inovatech tem esse lado de equilibrar e fazer a gente repensar a nossa operação para que o custo da sustentabilidade não exista na realidade. Lançamos e vendemos apartamentos que tinham benefícios de certificações sustentáveis e foram lançados ao mesmo preço dos edifícios que não tinham esses recursos.”

Silvio Gava
diretor da Do Construtora
e ex-diretor de sustentabilidade da Even

Foco em construções sustentáveis

Independentemente da certificação desejada, partimos sempre da premissa de que o foco deve estar na sustentabilidade e em como mensurá-la e comprová- la. O mais importante não é o selo em si, mas os resultados concretos que podem ser obtidos ao longo do processo de certificação.

Assim, toda certificação pode trazer benefícios, desde que o empreendedor tenha objetivos bem definidos desde o início – e nossa consultoria pode contribuir também nesse processo de reflexão e maturação.

Nosso compromisso é com a sustentabilidade e, por essa razão, nossos clientes sentem-se livres para escolher a certificação a ser utilizada. Após essa definição, caberá a nós buscar soluções e obter resultados efetivos que possam ser implementados de forma ampla e integral.

Metodologia de consultoria Inovatech

  • Serviços personalizados e focados nos negócios de cada cliente;
  • Certificação é ferramenta! A pontuação é consequência de um trabalho integrado e com foco;
  • Proximidade com o cliente para transferência de conhecimento e capacitação.

O que fazemos

  • Estudos de viabilidade para apoio na escolha da melhor certificação;
  • Diagnóstico para certificação LEED, AQUA, PROCEL, Empreendedor AQUA, ISO 14.001 e etc.;
  • Elaboração de procedimentos e processos voltados para obtenção da certificação;
  • Compatibilização de projetos visando alguma certificação;
  • Treinamento de equipes de projetos e obras visando alguma certificação;
  • Gestão do processo de certificação junto às certificadoras;
  • Comissionamento e auditorias internas.

“Nós já tratávamos o assunto sustentabilidade de uma maneira mais séria. Quando a gente trouxe o selo e a consultoria da Inovatech, a gente agregou mais valor a isso, porque a gente meio que se obriga a olhar de forma mais madura para aquilo.”

Walmor Pedro Brambilla
Gerente de Engenharia do Hospital Santa Paula

Por que obter uma certificação de baixo impacto ambiental?

De modo geral, o objetivo principal de uma certificação é promover construções que gerem baixo impacto ambiental durante a obra e sua vida útil e que, ao mesmo tempo, garantam a viabilidade econômica dos empreendimentos e o bem-estar e a saúde de seus usuários.

Em outras palavras, o selo será sempre um caminho – e não um fim em si mesmo – para incorporar mais sustentabilidade aos projetos. Assim, todo processo de certificação, seja qual for o selo pretendido, traz alguns benefícios ao empreendedor, como por exemplo:

1- Conquistar reconhecimento formal e com mais credibilidade no mercado
Isso ocorre por se tratar de instituições independentes e reconhecidas entre os players (diferentemente do que acontece no caso das autodeclarações de sustentabilidade);

2- Capacitar sua equipe em sustentabilidade e obter melhorias internas
O processo de certificação estimula a equipe envolvida a pesquisar novas soluções e tecnologias e a refletir também sobre processos internos de gestão (e como aprimorá-los). Também promove conscientização e leva muito aprendizado a todas as partes envolvidas no projeto, na obra e na ocupação do empreendimento;

3- Dar um salto no patamar de sustentabilidade da empresa
Em geral, uma vez assimilados, os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de certificação raramente são deixados de lado em projetos futuros, pelo simples fato de o empreendedor perceber o real valor e os benefícios de se construir de maneira mais sustentável.

 

“A certificação é um trabalho que tem uma abrangência sempre maior do que os limites das paredes da construção. Ela reverbera para a comunidade do entorno, para os funcionários etc.”

Fernanda Toledo de Oliveira
Gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville

 

Como escolher a certificação mais adequada ao objetivo do empreendimento?

Na nossa visão, a escolha mais acertada é aquela que consegue se alinhar mais aos objetivos do empreendedor em torno da certificação. Uma empresa pode querer obter uma certificação, entre outras razões, com os seguintes objetivos isolados ou combinados, por exemplo:

– Gerar um impacto ambiental menor;
– Economizar água e energia;
– Garantir mais saúde e conforto aos usuários;
– Aumentar o valor do aluguel e reduzir a taxa de vacância;
– Obter diferenciação frente aos concorrentes;
– Atender a um desejo do cliente ou do investidor;
– Atender a uma política corporativa da matriz.

Principais certificações sustentáveis existentes no Brasil


< Voltar para Atuação